domingo, 18 de setembro de 2011

FAMÍLIA / ESCOLA

EDUCAÇÃO INTEGRAL: ESCOLA E FAMÍLIA
Ruth Coutinho Staedele
Psicopedagoga Clínica e Educadora Especial

Resumo

A escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais na vida das pessoas. O artigo mostra, a partir de pesquisa bibliográfica e de experiências vividas no cotidiano, que as relações interpessoais são fundamentais para a evolução do indivíduo mostrando também suas limitações e suas possibilidades.Questões sobre vínculos familiares e a importância da rede social para a sustentação da família também são discutidas.Mostramos as funções da escola e sua influência nas pessoas em desenvolvimento. Apontamos a importância das inter-relações entre escola e família, visando facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento integral do ser.A integração entre esses dois contextos é destacada como um grande desafio, onde a inclusão social será vista de uma forma holística onde todos procuram a felicidade e a humanização do ser.


Palavras-chave: Família. Escola. Educação.Inclusão



1. INTRODUÇÃO

A escola e a família são duas instituições que contribuem na formação do indivíduo, pois são responsáveis pela construção do conhecimento. Portanto é a escola e a família que atuam no crescimento físico, intelectual emocional e social destes indivíduos de forma distinta ou peculiar.
Na escola, os conteúdos curriculares asseguram a instrução e o conhecimento do indivíduo, havendo uma preocupação central com o processo ensino-aprendizagem. Já, na família, os objetivos são diferentes, direcionando-se para o processo de socialização, a proteção e o desenvolvimento no plano social, cognitivo e afetivo. Queremos mostrar neste artigo, a importância da família e da escola no desenvolvimento humano. A primeira parte trata da família, do seu espaço e dos vínculos familiares. Na segunda parte a escola é destacada como um contexto de desenvolvimento, refletindo sobre a sua função social, as suas tarefas e seus papéis no mundo contemporâneo.a terceira apresenta argumentos na direção de estimular o envolvimento entre família e a escola.Enfatizamos a necessidade de não medir esforços para compreender cada vez mais, as relações família-escola, de modo a assegurar que estes ambientes sejam espaços efetivos para a aprendizagem e que a inclusão de todos possa existir.

2. A FAMÍLIA COMO CONTEXTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO


A família é vista como um núcleo social responsável pela transmissão de valores, costumes e idéias que estão presentes no cotidiano da sociedade.Ela tem uma grande influência no comportamento dos indivíduos, principalmente das crianças, que aprendem formas diferentes de ser, de ver o mundo e de interagir com ele.

E é através das interações familiares que se dão às transformações na sociedade e que também influenciarão todos os membros familiares e também os diferentes ambientes que compõem os sistemas sociais, dentre eles a escola. Esta por sua vez tem uma força propulsora no desenvolvimento da pessoa. Portanto, todas as transformações sociais e tecnológicas mudam os padrões familiares e os papéis de seus membros, afetando diretamente a maneira de viver e interagir no seu dia a dia.Todas essas habilidades sociais iniciam na família e se estendem também para os outros ambientes onde a criança, o adolescente ou mesmo o adulto interage, provocando os movimentos salutares ou surgindo problemas.

A família também é responsável pela transmissão de valores afetivos e culturais de uma geração para outra. Essa transmissão possibilita o compartilhar de regras, valores e perspectivas, valorizando o potencial de cada membro familiar a viver experiências diversificadas se integrando em grupos e vivendo todas as experiências possíveis.

2.1 A ESCOLA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

A escola é um lugar onde se cria conhecimento, onde existe o envolvimento com um grande número de pessoas com características diferenciadas. É nesse espaço físico, social e cultural que os indivíduos se desenvolvem globalmente, mediante atividades diversas realizadas dentro do contexto escola.É também nesse espaço que as pessoas trocam idéias e conhecimentos e interagem entre si. Essas interações são contínuas e atuam no desenvolvimento da criança de maneira muito natural. O professor deverá ser mediador e aceitar todo o conhecimento prévio que a criança traz, apostando e criando condições para que o aluno se manifeste e que possa ser ouvido, propiciando momentos de interação e trocas onde todos serão beneficiados.

A maneira como os espaços escolares são ocupados, e as relações interpessoais e a equipe comprometida com a comunidade favorecem o desenvolvimento e a educação das crianças.A escola também deve ter um Projeto Político Pedagógico onde tudo deve estar bem explicitado, qual a função de cada membro da escola, tudo bem definido, preto no branco. Este plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a determinar trabalhos que possam ajudar a transformar a realidade cotidiana em algo mais positivo. Que este PPP não permaneça guardado, mas que tenha efetiva praticidade, que seja de fácil execução.

Na escola o aluno tem rotinas, em que os objetivos educacionais se dirigem à convivência em grupo e também projetos destinados à coletividade, as demais atividades são acadêmicas se esperando que os alunos articulem os conteúdos de forma a utilizá-los no seu dia-a-dia.

A escola, então, deve ter uma postura altruísta, chamando todas as pessoas envolvidas na instituição escolar bem como a comunidade local, para assumirem uma atitude aberta e comprometida.É importante que a escola reveja seus valores sobre o desenvolvimento e sobre o processo de aprendizagem.

A formação de cidadãos conscientes depende da escola partilhar com a família sua responsabilidade. É preciso saber dividir essa responsabilidade social e ambiental com todos os integrantes que fazem parte desse meio que é instituição escolar e familiar.

Nas relações escola e família, vale a pena lembrar que os conhecimentos vivenciados pela família podem ser empregados como mediadores para a construção dos conhecimentos científicos trabalhados na escola. Nestas relações não podemos deixar de falar na inclusão onde a cooperação de todos é indispensável para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária.

Quando existe a cooperação dos três setores escola, família e comunidade como um todo, as relações se estabelecem, exigindo mais qualidade pelo ensino havendo um desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades fundamentais ao enfrentamento dos desafios da vida contemporânea.

O segredo do sucesso é justamente promover um diálogo próximo com a comunidade valorizando as idéias e filtrando-as para que melhor se possam realizá-las em comunhão com toda a comunidade onde todos os segmentos estejam incluídos e não só parte de pessoas excluídas.Esta participação efetiva vai ter reflexo na integração escola-família, assegurando uma continuidade entre todos estes segmentos.


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar das dificuldades e dos desafios que a escola enfrenta, não podemos deixar de reconhecer que seus recursos são indispensáveis para a formação global do indivíduo. Por isso devemos acionar redes sociais com toda a comunidade escolar. A escola é um espaço de-senvolvimento humano bem como a família. Assim é fundamental que façamos políticas que assegurem a aproximação entre esses dois contextos, Para superar os desafios por que passam as escolas devemos promover a colaboração entre escola e família, tarefa que também não é fácil, mas que vem despertando o interesse de várias comunidades.

Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas que não podemos esmorecer, pois sabemos que é através da educação que o indivíduo se desenvolve e aprende a conhecer a vida em todos os aspectos. Acreditamos que os professores e os pais possam fazer a diferença no seu cotidiano e que mais ou menos dias os resultados aparecerão. Os conflitos serão muitos, mas com persistência e amor podemos promover condições para que o indivíduo cresça num ambiente sadio onde tenha possibilidades e as suas necessidades supridas.

Referências bibliográficas

Novaes, Adenáuer Marcos Ferraz de –Evangelho e Família

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