PROJETO LEITURA EM AÇÃO
JUSTIFICATIVA:
Considerando o processo de ensino-aprendizagem deparamos com uma grande defasagem em relação à leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, tomando como uma das causas o número escasso no acervo bibliotecário da escola.
Entender a leitura, ter leitores que sentem prazer nessa prática, mediar textos e leitores são desafios da escola nos tempos atuais. Segundo Magda Becker Soares “a leitura é interação verbal entre indivíduos, indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros; entre os dois: enunciação e diálogo”. Diante da proposta de formar leitores sabemos que o livro didático e o livro literário não são materiais suficientes para o desenvolvimento das habilidades de um leitor dinâmico e criativo. Portanto cabe a escola oportunizar o acesso aos textos que circulem em nossa sociedade, de grupos letrados, com diferentes construções discursivas para que os alunos se apropriem desses modelos, a fim de ampliar suas possibilidades comunicativas.
OBJETIVO GERAL:
. Conscientizar comunidade/escola para a importância da leitura no desenvolvimento do ser humano, articulando ações que promovam o acesso aos livros e adquirindo-os para a biblioteca, bem como associar leitura à alfabetização letrada.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
. Reconhecer a importância da leitura para ampliação dos conhecimentos e também como fonte de prazer.
. Incentivar o gosto pela leitura através do contato com livros, leitura compartilhadas, contação de histórias.
. Desenvolver o senso de observação, imaginação e criatividade.
. Ampliar o repertório pessoal.
. Apropriar-se de diferentes tipos de textos que circulam socialmente.
. Propiciar capacitação docente a fim de se tornarem leitores assíduos.
. Integrar a comunidade, família e escola nas práticas de leitura.
. Organizar um espaço aconchegante para leitura na biblioteca, bem como incentivar a doação de livros de qualidade.
CONTEÚDOS CURRICULARES:
. Língua Portuguesa
. Literatura
. Artes
METODOLOGIA
O Projeto Leitura em Ação foi desenvolvido com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, somando 300 alunos distribuídos em 16 turmas. O período de execução do projeto foi de março a maio de 2009 com culminância dia 04 de junho de 2009.
Com o objetivo de conscientizar a comunidade para a necessidade de adquirir livros para a biblioteca, foram confeccionados e distribuídos panfletos; visitas às escolas locais para a coleta de livros novos ou semi-novos, bem como carta pedindo doação de livros enviadas a algumas pessoas próximas à escola.
Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da seleção de obras literárias tendo como principais autores: Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Eva Furnari, Marieta Leite, Mauricio de Souza, Ana Maria Machado, Esopo, La Fontaine e outros textos do contexto social como: jornais, revistas, bulas, gibis, receitas, bilhetes.
Entre as ações do Projeto Leitura em Ação, contamos com a participação de pais e pessoas da comunidade para o trabalho de “Contação” de Histórias na sala de aula.
Durante o período de preparação, os professores desenvolveram com seus alunos as atividades de sala relacionadas à escolha do tema seguindo de apresentação de palco e exposições dos trabalhos.
1º Tema: A Importância da leitura na história - Alunos do 4º ano A – O texto começa por retratar o contexto familiar, e conta a trajetória da criança desde o berço materno até a conclusão do ensino médio, etapa em que deverá refletir sobre cada umas das fases que viveu e entender que podemos ser aquilo que sonhamos e desejamos.
Os alunos pesquisaram sobre os poetas da cidade e fizeram uma exposição da obra de cada um dos poetas Itamontenses.
Exposição: Poesias de poetas da cidade.
2º Tema: Nossas Fábulas Alunos do 5º ano A – Profª
Aprofundando os estudos sobre as fábulas, os alunos do 5º ano A criaram suas próprias fábulas assim tituladas: “Confie, desconfiando”; “Quem vê cara não vê coração”; “Descuido traz conseqüências”;”Bom em pele de mal”; “Trabalhe para ter sustento”;”O fraco pode ajudar o forte”; “Os mentirosos podem falar a verdade que ninguém acredita”;
“Quem nasce burro, burro morrerá”; “ A inveja mata”; “Amor com amor se paga”; “Dizer é fácil, fazer é que são elas”; “Ajuda que o céu te ajudará”.
Apresentação de três fábulas criadas pelos alunos.
Exposição: Caricatura e Biografia de Esopo e La Fontaine.
3º Tema: Dona Baratinha- Alunos do 3º ano B – Profª
Peça Teatral: Dona Baratinha de Ana Maria Machado
Exposição: Caricatura, poesias e biografia de Ana Maria Machado
4º Tema: O Vento Amigo – Alunos do 4º ano B – Profª. Peça Teatral: O vento amigo de Ruth Rocha
Exposição: Caricatura, poesias e biografia de Ruth Rocha
5º Tema: Leitura em todos os lugares - Alunos do 3º ano C – Profª Apresentação do musical “A Porta” de Vinícius de Moraes
Exposição: Caricatura, poesias e biografia de Vinicius de Moraes
Textos que circulam o contexto social: Jornal, revista, bula, gibi, catálogo, lista telefônica, bilhete, anúncio, propaganda.
6º Tema: Pout-pourri com Vinícius de Moraes - Alunos do 5º ano B – Profª. Musical: A casa, O Gato, A Galinha D’angola.
Versão escrita pelos alunos: A galinha d’ Angola. A Casa. O Gato
Exposição: Caricatura, biografia, Varal de Poesias de Vinícius de Moraes
7º Tema: Histórias dos Contos de Fadas - Alunos do 5º ano C – Profª. Peça Teatral: Deu a louca nos contos de fadas (adaptação feita pelos alunos)
8º Tema: A Travessura do Saci - Alunos do PAV – Profª. Terezinha
Peça Teatral : Adaptação “ A travessura do Saci”
Exposição: Histórias do Saci Pererê
9º Tema: A Pituchinha - Alunos do 1º ano C – Profª
Peça Teatral : A Pituchinha de Marieta Leite
Exposição: Confeccão do livro da Pituchinha pelos alunos.
10º Tema: O Mundo Encantado das Fábulas - Alunos do 3º ano A – Peça Teatral : O Ratinho e o Leão
A Galinha Ruiva
Exposição: Dobraduras,Fábulas,Caricatura e Biografia de Esopo e La Fontaine.
11ºTema: No mundo da leitura com Eva Furnari - Alunos do 1º ano A – Profª
Peça Teatral: A Bruxinha
Jogral: “Não confunda” de Eva Furnari
Musical: Jogo das Rimas com o nome do alunos.
Exposição: Caderno de Receitas da Bruxinha
Caricatura, biografia de Eva Furnari
12º Tema: Conhecendo os personagens do Sítio- Alunos do 1º ano B – Profª Musical : Emilia, Emília, Emília
Exposição: Caricatura,biografia de Monteiro Lobato
Caderno dos Personagens do Sítio e suas características
13º Tema: De quadro em quadro – HQ - Alunos do 2º ano A – Profª. Ecila
Musical: “ Sou a Mônica” ; “ Bidu”
Exposição: Caricatura, biografia de Mauricio de Souza
Gibis, caderno de histórias em quadrinhos.
14º Tema: Vinícius só para crianças - Alunos do 2º ano B – Declamação da Poesia: As Borboletas
Exposição: Caricatura, Biografia e Poesias de Vinícius de Moraes
15º Tema: Ler, brincar e brilhar com Ana Mª Machado - Alunos do 2º ano C –
Teatro de Fantoche: Banho sem chuva
Exposição: confecção da Centopéia, atribuída ao livro “A centopéia e seus sapatinhos”, caricatura, biografia de Ana Maria Machado.
16º Tema: Um passeio pelo mundo da leitura com Cecília Meireles - Alunos do 2º ano D – Declamação das Poesias: Leilão de Jardim
As Meninas
Exposição: Caricatura, Biografia e Poesias de Cecília Meireles
ARTICULAÇOES ENTRE AS AÇÕES:
. Motivar para a leitura criando um circuito de leitura onde o professor reserva tempo para contar histórias ,estimula a troca de livros, abre espaço para a escolha pelo aluno, do que ele quer ler;
. Leitura de textos informativos;
. Leitura de poesias;
. Leitura de textos recreativos;
. Confecção de cartazes e convites;
. Envolvimento dos pais e familiares, trazendo para dentro da sala de aula experiências de leituras, de contação de histórias, de causos relatados pelos pais ou pessoas da comunidade.
. Leitura compartilhada de textos literários variados; leitura pessoal de gibis; jornais; revistas (roda de leitura); pesquisas em dicionários: enciclopédias; livros-textos; etc..
. Leitura compartilhada com os filhos em casa;
. Dramatizações;
. Músicas;
. Paródias;
. Produção de textos,
. Varal de Poesias;
. Envolvimento da equipe escolar para a realização do projeto contribuindo para o bom êxito do mesmo;
. Registro através de fotos, vídeos dos momentos de preparação e execução do projeto.
. Contribuição de cidade vizinha na doação de placas de papelões para a confecção de painéis literários.
. Montagem no dia da culminância de stands com os temas apresentados e exposição dos trabalhos realizados em classe.
RECURSOS UTILIZADOS:
. Humanos: Diretora, Supervisoras, professores, funcionários, alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, pais e pessoas da comunidade;
. Materiais: material de apoio pedagógico, material xerografado e mimeografado, carro,diversos tipos de papéis, fotos, tintas, murais, aparelho de som, cds, vídeos, fitas, livros, revistas, jornais, stands, palco.
RESULTADOS ESPERADOS:
. Acesso garantido a leitura diversificada em toda comunidade escolar.
. Prática de leitura que formem leitores expressivos: dinâmicos e criativos.
. Ampliação das possibilidades comunicativas.
. Professores e demais funcionários leitores e usuários da biblioteca.
. Melhor desempenho dos alunos em todas as disciplinas a partir do trabalho com a leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais.
. Alunos com maior motivação e interesse pela leitura como fonte de prazer, informação e conhecimento;
. Consciência da leitura como caminho para formação pessoal e social do ser humano;
. Interação família e escola e a prática de leitura.
. Ampliação do acervo da biblioteca da escola.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o momento é enxergar as expectativas futuras, enquanto semente o Projeto Leitura em Ação promoveu grande aprendizagem, tanto nos alunos quanto nos professores, pois nesse espaço de tempo a Literatura, a Arte e a Lingua Portuguesa puderam ser apresentadas e aprendidas de maneira diferente e prazerosa. Os alunos começam a despertar o gosto pela leitura e os professores mais empenhados em desenvolver esse processo, utilizando instrumentos de fácil acesso a leitura. A biblioteca que em seu espaço físico é pequena, torna-se apertada em suas estantes com a chegada de 268 livros que foram doados até o momento pela comunidade.
O Projeto Leitura em Ação, como o nome menciona, terá para o próximo semestre de 2009 um outro segmento, que será a leitura compartilhada das salas, incentivada pela ficha de leitura mensal, a contação de história de uma sala para outra,e ainda com a participação dos pais e pessoas da comunidade na contação de histórias.
Para melhoria do Projeto Leitura em Ação, para o próximo ano, o objetivo é a construção de uma sala maior para a biblioteca, e quanto as ações pedagógicas maior incentivo quanto à propagação e definições de temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário