Conforme Aristóteles, não existe nada na nossa inteligência que não tenha antes passado por nossos sentidos.
Isto nos remete a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a ideias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.
80% das decisões de compra são tomadas de forma inconsciente. O ser humano processa grande parte dos estímulos sensoriais no nível subconsciente e já foi inclusive comparado a um iceberg.
O ser humano compra com a emoção e justifica com a razão. A maioria das nossas decisões estão ligadas as nossas emoções, memórias, crenças, valores e identidade. As nossas emoções constituem um rigoroso sistema de sinais a respeito de nossas relações com nosso mundo interno, com o nosso mundo externo, com o outro e com nossos grupos sociais e isto se dá num nível inconsciente.
Você sabia que algumas lojas de roupas mantêm o ar-condicionado numa temperatura mais elevada durante o inverno, para que o cliente tenha a sensação de que o tempo está ainda mais frio e, com isso, convencê-lo a comprar agasalhos? E que algumas lanchonetes borrifam aroma de bacon em seu ambiente para aguçar o paladar dos clientes? Ou ainda que a música de uma loja ou a essência que os consumidores sentem ao entrar nela podem não ser por acaso? A esse recurso utilizado por muitas empresas, principalmente no setor do varejo, damos o nome de marketing sensorial, ele tem como propósito, despertar os desejos, impulsos, motivações e reações para então fixar a marca, o produto ou o serviço, criando sensações através dos 5 sentidos humanos, formando assim um vinculo emocional com o consumidor e estimulando sua percepção para os produtos nas gôndolas”,
O Marketing Sensorial possui um investimento de baixo custo, principalmente se for usado no ponto de venda.
Devemos utilizar todos os estímulos sensoriais para um maior engajamento emocional do consumidor em seu momento de compra. Aproximadamente ¼ do nosso cérebro é envolvido em processamento visual. A imagem, na verdade vale mais que mil palavras quando se trata de entrega de mensagens com impacto, mas isto não significa que os outros sentidos não são importantes. O paladar está
diretamente ligado ao afeto. Isso acontece porque desde quando éramos
bebê, aprendemos a gostar de quem nos alimenta e estabelecemos um
vínculo afetivo com ele, a começar por nossas mães.
O estímulo olfativo: 80% do que chamamos de gosto é cheiro.
Os bulbos olfativos fazem parte do nosso
sistema límbico, que faz parte da região mais profunda e primitiva do
nosso cérebro. Está separado por duas sinapses da Amídala (memória e emoções) e por seis do Hipocampo (armazenamento das memórias). Quando sentimos um cheiro específico, a informação vai direto para áreas da memória e emoções e por isso conseguimos lembrar de odores e reviver algo que passou.
O estímulo tátil é o mais esquecido no marketing, porém, vale lembrar que é o mais antigo, mais urgente e o mais integral para nossa sobrevivência. Engajar estímulos rituais e práticas associativas de conforto e bem estar e explorar toda a potencialidade sensorial ativará o circuito de prazer e recompensa do consumidor e produzirá um engajamento emocional e uma experiência memorável.
Para divulgar as ideias a respeito das aplicações da neurociência no marketing e influenciar diretamente nas vendas, o Neurobusiness Intelligence apresentou no mês de agosto um workshop sobre a utilização do neuromarketing em vendas. O Pensando Grande estava lá e presenteou um dos nossos leitores com a participação no workshop. Gilson Galhardo representou nossos fãs e pode compreender como a experiência sensorial pode interferir no consumo: “Posso dizer que foi uma experiência que mudou a minha vida e semeou uma disciplina de sucesso para o meu futuro”, afirmou.
Empreendedor, o que você faz para estimular a experiência sensorial da sua loja para seus cliente?
Para atrair o consumidor é
preciso estar atento à sua organização. Veja o que os benefícios da
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ferramentas que o Office 365 pode trazer para a sua empresa.
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