DICAS
TDAH
Hallowell e Ratey, autores do livro Tendência à Distração
(referências na página BIBLIOGRAFIA), oferecem dez dicas para pais e
professores sobre como explicar o TDAH para crianças:
1 - contar a verdade:
este é o princípio central. Primeiro, aprender tudo o que estiver disponível
sobre o assunto. Depois, falar com suas próprias palavras o que aprendeu, para
que a criança possa compreender. Não deixar esse trabalho para a simples
leitura de um livro ou para uma explicação do profissional especializado. Fazer
você mesmo, com clareza e honestidade.
2 - usar um
vocabulário preciso: não criar palavras sem significado nem utilizar
palavras inadequadas. A criança vai aceitar sua explicação e carregá-la consigo
sempre.
3 - metáfora da
miopia: comparar o TDAH a um problema visual é muito útil ao explicar a
dificuldade - é um problema congênito, não cura mas pode ser controlado,
precisa de um auxiliar externo, ninguém é responsável por ele. Além disso, é
uma explicação precisa e não emotiva.
4 - responder as
perguntas: e provocar perguntas. Lembrar-se que as crianças fazem perguntas
que não sabemos responder; não ter medo de dizer que não sabe mas que vai se
informar. Ler todo o material que já está disponível (página BIBLIOGRAFIA),
freqüentar assiduamente este site, conversar com profissionais especializados.
5 - falar do que o
TDAH não é: retardo mental, loucura, falta de inteligência, defeito de
caráter, preguiça, falta de vontade, família desestruturada etc.
6 - dar exemplos positivos de pessoas que têm TDAH: pessoas
conhecidas, como Michael Johnson, Robin Williams, Whoopie Goldberg, ou pessoas
da família (pai, mãe, primos, tios?).
7 - prevenir para a
criança não usar o TDAH como desculpa: a maioria delas, no início, tende a
usar a dificuldade como desculpa para tudo. O TDAH é uma explicação, não uma
justificativa. Elas devem saber que continuam responsáveis por seus atos.
8 - ensinar a criança
a responder perguntas sobre as dúvidas dos outros: sobretudo as dos
colegas. A atitude é a mesma: contar a verdade. Dramatizar uma possível
situação de provocação com a criança e mostrar como ela deve enfrentá-la.
9 - falar para os
outros a respeito do TDAH da criança: com o consentimento dela, conversar
sobre a situação com os colegas da escola e com outros membros da família. A
mensagem a ser passada é que não existe nada do que se envergonhar, nada a
esconder, mas muito a ajudar.
10 - educar os
outros: a escola, os pais dos amigos da criança, os amigos da família. A
arma mais forte que temos para conseguir que a criança seja tratada de maneira
adequada é o conhecimento. Espalhar esse conhecimento o mais que puder , pois
ainda há muita ignorância e preconceito ligados ao TDAH.
Cleide Maria da Costa
Menezes
Orientadora
Educacional
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