O que se pretende em aulas de artes, é colocar as crianças em contato direto com a arte.
A arte envolve, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa
ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e e
técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de
arte.
a experiência de fluir formas artísticas, utilizando informações e
qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma
conversa em que formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.a
experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde
importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi
realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que
constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios
alunos.
Para a psicopedagogia, a arte vai além...
Desde
criança, gostamos muito de desenhar. Qualquer cantinho vazio de papel,
qualquer lugar que possamos rabiscar, lá estamos nós. Desenhamos
qualquer coisa e dizemos qualquer significado e os adultos acham lindo,
tudo que a criança faz de desenho e mostra aos pais, é lindo.
Estes
desenhos no entanto, as vezes apresentam através da interpretação,
atitudes negativas ou positivas, pois a criança desenha situações ou
objetos por exemplo, da maneira que os interpreta e de acordo com a
realidade em que vive.
O
Psicopedagogo assim como o Psicólogo, tem habilidades para trabalhar
com a criança através do desenho infantil, pois é através de um processo
avaliativo e não só do desenho isolado, que estes profissionais poderão
detectar algo importante que a criança esteja tentando nos transmitir.
Através deste processo, pode-se detectar por exemplo, problemas
emocionais, comportamentais, escolares, no âmbito familiar, depressão,
entre outros. Verificado o problema, encaminha-se então a criança ao
profissional habilitado para realização da terapia adequada.
Lembramos
que é importante uma equipe multidisciplinar para a realização de um
bom diagnóstico e terapia, contendo psicopedagogo e psicólogo, podendo
também ser encaminhado o caso para avaliação com fonoaudiólogo,
neurologista, otorrinolaringologista e oftamologista.
A criança é um todo, e não, partes. Quando uma coisa não funciona bem, pode afetar outras coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário