segunda-feira, 11 de abril de 2011

RELAÇÕES FAMILIARES FÁBIO DE CASTRO

O psiquiatra Içami Tiba é um dos mais respeitados estudiosos das relações familiares no país. Já publicou mais de 20 livros, que venderam cerca de dois milhões de exemplares. O mais recente, “Família de Alta Performance”, aborda as mudanças simples que podem melhorar a vida de cada um, a partir de atualizações no modo de pensar e agir. Em junho, Içami esteve em Paulínia para a palestra de abertura da V Campanha de Combate e Prevenção às Drogas. Antes de falar para um público de mais de 400 pessoas, recebeu a equipe da Revista ZAP e abordou temas relacionados à vida das crianças e adolescentes, como internet, relação com os pais, drogas e até política.
Filhos
Após 40 anos acompanhando a educação dentro e fora dos lares, eu noto uma revolução silenciosa. Atualmente, os filhos mandam nos pais. Os jovens perderam a noção do que é devido, do que pode ser feito e são regidos pela vontade própria da auto-satisfação. Ficam revoltados quando acontece uma situação fora do previsto. Isso significa que os pais hoje, dentro das famílias, não estão conseguindo educar seus filhos. E os adultos são os responsáveis por isso ao dar poder a crianças que não tem competência para lidar com esse poder.
Drogas
Há algumas décadas, usar drogas tinha um significado, inseria as pessoas dentro de um movimento. Hoje, a droga é usada por prazer pessoal. Não representa nada e cada um utiliza porque gosta. Toda pessoa que usa maconha fala que fuma porque é bom, porque é gostoso. Isso é reflexo da falta de limites na educação. Nós temos regras que não são gostosas, mas temos que seguir. Se todo mundo resolver fazer só o que gosta, a sociedade não anda.
Ausência de limites
Os pais não conseguem mais submeter os filhos às regras. Vivem no imediatismo, e acabam cedendo às pressões. Com isso, eles ensinam a criança a querer cada vez mais. Quando o filho deseja alguma coisa que os pais não querem, os pais negam. Depois de insistência, eles acabam liberando. E o que o filho aprende? Que os pais sempre vão dizer não, mas que, se ele continuar insistindo, vai ser atendido. O pai libera não porque é bom para a criança, mas porque ele não agüenta mais a insistência.
Política
Existe a visão de que a política atrasa o Brasil. Mas, na verdade, o que existe é um problema de educação. O que acontece com os políticos é reflexo do que ocorre dentro de casa. A criança cresce familiarizada com desvio de verbas. Quando um filho pede dinheiro para comprar lanche e gasta com figurinhas, ele está desviando verba. Os pais não têm preparo, não estão atualizados na educação para entender que esta criança é aquela pessoa que quando tiver poder vai fazer o que quer, vai tirar proveito das coisas, vai maltratar os outros..
Educação e internet
Ainda não chegou o momento em que os pais aproveitam o progresso tecnológico para usar na educação em casa. O pai dá um computador ao filho, mas não se atualiza para poder conversar a linguagem dele. Aqueles que reclamam da falta de tempo para acompanhar os filhos estão atrasados. Atualmente, nem os jovens acompanham uns aos outros. Eles se encontram pela internet, sem contato físico. Por que os pais não usam a internet, torpedos, twitter, e-mail, Orkut?
Escolas
O mundo corporativo evoluiu e, graças a isso, muitas empresas se salvaram. As escolas só agora estão acordando e adotando novos conceitos. Antigamente, o brasileiro estava voltado para o próprio umbigo em termos de educação. Como um país que tem o Produto Interno Bruto (PIB) entre os dez maiores do mundo pode ter uma educação das piores? É falta de cuidado, de atenção, de atualização.

Futuro
Eu acredito que as pessoas possam mudar. Acredito que quanto mais os pais lerem livros, mais eles estarão preparados para educar os filhos. Uma pessoa não pode ter alta performance se não se atualizar. Os pais perguntam aos filhos: está bom para você? Está gostando da escola? Existem coisas que não tem que gostar ou não. É para fazer e ponto final. Nós não podemos achar que o conhecimento se constrói dessa maneira. Geralmente, as pessoas se preocupam com o Brasil que vamos deixar para as próximas gerações. A minha preocupação é: quem vai pegar este Brasil?
Fábio de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário