terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EMPRESÁRIO

AUTO ESTIMA NAS ORGANIZAÇÕES: RESGATANDO OS VALORES HUMANOS
Por Regina C. Drumond

O que será que acontece com o brasileiro? Regina, sempre possui contribuições, veja que interessante.

Agora eu te pergunto: como está a empresa onde você trabalha em relação a auto estima???

Aproveite bem do conhecimento da autora e boa leitura!

Maria Inês Felippe

O trabalho no século 21

Nesta sociedade de informação, o trabalho físico foi substituído pelo trabalho mental devido às mudanças rápidas que vem acelerando as descobertas cientificas e tecnológicas, gerando competitividade, daí a necessidade de se construírem organizações produtivas que caracterizam pela inovação contínua e pelo crescimento contínuo, e que contribuem para a formação de uma sociedade e mundo melhores.

Reconhecemos que este desenvolvimento demanda educação e uma preparação de nossos Recursos Humanos bem maior que se fazia anteriormente, devido a necessidade de se ter flexibilidade, autocontrole, maior responsabilidade, capacidade para criar e inovar , e conseqüentemente, mais qualidade nos produtos e serviços.

Esse fato exige uma maior conscientização para todos os níveis da empresa, onde se tem como lema: Todos pensam , todos participam, todos inovam.

Mudanças na economia nacional e mundial tem representado desafios para a competência de nossos Recursos Humanos:

  • Da economia industrial para a economia de informação, decresce a necessidade de mão de obra, com crescente necessidade de cérebros de obras que com suas inteligências múltiplas se exige novas idéias, sendo inovador e sócio da organização;
  • O aparecimento crescente de novos conhecimentos tecnológicos, produtos e serviços para adaptar -se economicamente, com a necessidade de atualizar, ter flexibilidade. As mudanças na economia global exige Recursos Humanos competentes para atuar neste contexto de constantes desafios;
  • Demandas crescentes para processos de auto gestão, responsabilidade, auto direção, maior consciência e compromisso para inovar e contribuir, e ser empreendedor.

Toda mudança que estipula novas respostas tem sido sempre um desafio para a nossa auto estima no trabalho.

Para poder inspirar e facilitar a capacidade de potencializar os recursos de outros, os lideres devem em 1o lugar ter a capacidade de auto gerenciar seus recursos, trabalhando no seu desenvolvimento pessoal, em sua auto estima, especialmente em seus valores pessoais.

Num mundo onde as mudanças são incessantes, rápidas, estar aberto a mudança de si mesmo, e, fazer da aprendizagem e crescimento um modo de vida, é hoje uma necessidade pessoal e profissional.

As organizações modernas que gerenciam a melhoria da qualidade tem como desafio atrair e manter pessoas qualificadas com elevada auto estima, apoiadas em pilares para que se consiga:

  • Pessoas seguras – abertas a idéias novas, que possam admitir erros;
  • Pessoas aceitas – que pensam, expressam, criam, inovam;
  • Desafios – para provar as suas capacidades;
  • Reconhecidas – reconhecer os talentos e recompensar;
  • Observadoras, construtivas, valorizando os aspectos negativos e positivos;
  • Pessoas com auto controle e inovadoras;
  • Aprender a trabalhar com normas, resolver problemas, trabalhos em equipe, aprender o tempo todo, ter pessoas orgulhosas do trabalho que executam.

Uma das condições para fortalecer a auto estima nas organizações , para estimular a inovação, a participação ativa e criativa do colaborador e para alcançar melhores resultados em qualidade é estabelecer na Empresa um Programa de resgate dos valores humanos.

Este Programa vem sendo aplicado em algumas organizações brasileiras, apesar de encontrar dificuldades devido ser um programa que visa mudança de comportamento e cultura, exigindo paciência e persistência no processo de cultivar e semear estes valores.

O capital intelectual - porta de entrada de idéias criativas e imaginação é um outro fator importante para se alcançar a competitividade e produtividade.

As pessoas só são felizes, criativas, produtivas, se o meio onde atuam favorecer o cultivo da auto estima, através dos valores humanos.

Auto estima - é a consciência de ser competente a fim de vencer os desafios da vida e ser feliz, isto é, confiar em nossa capacidade de pensar, aprender, criar, tomar decisões adequadas e dar respostas efetivas a novas situações. N. Branden

Assim a Auto eficiência somada a auto respeito significa auto estima.

Auto eficiência - confiança na eficácia de sua mente, na capacidade de pensar, aprender e dar respostas de rotina e inovadoras.

Auto respeito – consciência de que o sucesso, a alegria, a felicidade é alguma coisa boa e natural, é resgatar os valores humanos.

Para a construção da auto estima Nathaniel Branden em seu livro:

A auto estima no trabalho propõe práticas destes 6 pilares:

  • Viver conscientemente - estar presente no " aqui-agora" , ser aberto a informação, viver os valores humanos, cultivando e semeando estes valores na vida pessoal e profissional.
  • Auto aceitação - experimentar , responsabilidade pelos pensamentos, sentimentos, ações, disposição frente aos comportamentos críticos ou idéias diferentes sem se tornar agressivo ou hostil.
  • Auto responsabilidade - somos os autores de nossas ações.
  • Auto afirmação - autenticidade, respeito, educação e aprendizagem contínua.
  • Viver com determinação - ter objetivos e metas claros.
  • Integridade pessoal - coerência com os valores, ser amável e verdadeiro nas ações diárias.

Vamos melhorar a nossa auto estima, resgatando os valores humanos e assim teremos uma melhor qualidade em nossos produtos e serviços, gerando uma melhor qualidade na vida de todos.

“É impossível transformar a escuridão em luz, a apatia em movimento, sem emoção, sem auto amor” . Jung

Sintese do livro de Branden N :Auto estima no trabalho.

Autor: Regina Coeli Chassim Drumond. E-mail: reginadrumond@uol.com.br. Telefone:(31 ) 3226.6625
Psicóloga pela PUC/ MG com especialização em Psicologia Industrial e Social. Mestre em Criatividade Aplicada Total na Espanha, Universidade de Santiago de Compostela. Faz parte do Conselho de Ex- Presidentes da UBQ - MG - União Brasileira para a Consultoria e Treinamento em Recursos Humanos, Qualidade Organizacional e Criatividad
e Aplicada Total.

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