quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Gestão de pessoas

Importância da gestão de pessoas para a Inovação

Publicado por marcelao em fevereiro 24, 2008

Pessoal,

como vocês devem ter lidos nos posts anteriores(aqui, aqui, aqui e aqui), estamos em uma fase de transição e de transformação na sociedade e na economia, uma transformação que envolve a transferência de importância do capital financeiro para o capital intelectual.
Essa transformação muda tudo na área de administração, pois nada da administração foi feita baseada em pessoas. A administração foi feita baseada em processos, em máquinas, em gerencia do capital financeiro, em patrimônio e no fim de tudo pensava-se nas pessoas que eram chamadas de mão de obra.
Como foi citado anteriormente, as pessoas estão no centro do processo agora, mas ocorre que a maioria ainda não está preparada para essa mudança. A maioria delas foi preparada para ser mão de obra, para ter um chefe mandando o que fazer. No ambiente cada vez mais competitivo em que as empresas atuam, o que as pessoas precisam é desenvolver uma atitude mais empreendedora, mais inovadora. Elas precisam se sentir como donas das empresas em que trabalham, sentir-se como a parte mais importante da empresa atuando como um gerente da sua parte no processo.


Nesse ambiente em constante mudança e exigente por inovação, o papel da gestão de pessoas é a criação e manutenção de uma estrutura que permita com que a inovação seja não só criada, mas comunicada, aceita, testada e implementada, além de incutir na alta gerência o comprometimento com a inovação para que seja dada liberdade aos funcionários da empresa e incentivar comportamentos audaciosos, para que eles se sintam tentados a criar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário