quinta-feira, 19 de junho de 2014

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

É importante saber a diferença entre personalidade esquizóide e o quadro de esquizofrenia patológica.
Os transtornos da personalidade são quadros mentais que se caracterizam por padrões desajustados de comportamento que não são suficientemente definidos para serem considerados de natureza neurótica ou psicótica.
No transtorno de personalidade há exageros de aspectos da estrutura da personalidade de forma que podem incapacitar uma pessoa ou serem perturbadores para o meio social em que vive, e desta forma, produzir grande ansiedade.
Entre alguns transtornos de personalidade frequentes tem-se a Personalidade Esquizóide.
Neste transtorno de personalidade a pessoa apresenta um padrão de comportamentos que incluem timidez, hipersensibilidade, apartamento, fuga das relações intima ou competitivas e, ainda, excentricidade ou comportamentos poucos comuns a outras pessoas.
Diferencia-se da esquizofrenia patológica, pois não há perda do senso de realidade, porém a pessoa com esse transtorno de personalidade esquizóide apresenta pensamentos autistas e tendência a devaneios.
Uma importante característica que diferencia estas pessoas é sua inabilidade para expressar agressividade e de se desestruturarem facilmente diante de experiências perturbadoras.
Pessoas com transtorno de personalidade esquizóide possuem limitada capacidade de adaptação, preferindo, na maioria das vezes, o distanciamento das outras pessoas, tanto com afastamento físico, quanto intra psíquico. Esse afastamento é uma fuga para o enfrentamento das situações.
Essas pessoas desde muito cedo, na idade escolar, já apresentam dificuldades de socializar-se com outras crianças e com os adultos. Na adolescência, se tornam mais isolados, não participam de competições, evitam contatos físicos, namoros e aparentam auto-suficiência nos seus empreendimentos, podendo muitas vezes, até se tornarem estudiosos brilhantes.
Algumas pessoas com personalidade esquizóides apresentam comportamentos e manias estranhas quando comparados com as de seus companheiros de idade e sexo, por exemplo, colecionar insetos, pintar quadros esquisitos, gostar de ruídos estranhos, etc.
Pessoas com personalidade esquizóide quase não se envolvem afetivamente, sendo sexualmente frios e distantes. Possuem acentuado narcisismo, onipotência e muitas vezes acham que se bastam por si próprios.









Nenhum comentário:

Postar um comentário