terça-feira, 4 de outubro de 2011

Crõnica CONTOS DE FADAS



CONTOS DE FADAS


Um dia desses conversava com Pedro sobre a história de JOÃO E MARIA, perguntei se já ouvira alguma vez e ele me disse que não.

Olhei para aqueles olhinhos negros e brilhantes e me deu uma tristeza infinita de pensar que o meu neto estava perdendo a melhor parte da sua infância: a delícia de entrar no paraiso sonhador do conto de fadas.

Sinto ainda hoje o cheiro da maçã de Branca de Neve, ouço a valsa da Cinderela e lembro-me da torcida que fazia para que o sapatinho de cristal entrasse no pezinho delicado de Gata Borralheira.

Oh!! Meu Deus!!! Era assim que eu matava minhas bruxas e chorava com Joãozinho e Maria a tristeza do abandono dos pais que saiam para o trabalho duro, em busca do pão de cada dia.

Fui alfabetizada com os cartazes de LILI, como chorei porque a meia dela estava furada e ela não sabia coser, como haveria de ser?

Sinto ainda hoje o gosto dos bolinhos de Tia Nastácia e lembro-me do quanto era grande a ansiedade para chegar o dia seguinte e ouvir da professorinha o próximo capítulo da história de Narizinho.

Saudades, muitas saudades do tempo de outrora...

Tristezas, muita tristeza do tempo agora...

Não tínhamos psicólogas, mas nadávamos de braçadas nos contos de fadas e mandávamos para o lixo toda nossa frustação, todo nosso trauma, toda nossa angústia ...

Não tínhamos skate, mas tínhamos carrinho de rolimã, não tínhamos blay blayd, mas tínhamos pião de madeira e cordão encerado...

A boneca de papelão comprada na loja do senhor Sebastião Gontijo tinha o rostinho mais lindo do mundo!

É...A gente era feliz e não sabia...

A gente não corria tanto e tinha tempo para brincar...

A gente não tinha tanto estudo, mas tinha tempo para sonhar.


Cleide Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário