segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OFICINA DE REESCRITA DE TEXTO

ACHEI MUITO BOA A OFICINA, POR ISSO ESTOU PARTILHANDO COM VOCÊS.
Material organizado para o Seminário de Formação Continuada de Professores:
Desafios e Perspectivas da Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Rio Grande.
Realização ICEET- Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia
Autora: Vera
OFICINA DE REESCRITA DE TEXTO
veraferronato@gmail.com – fone: 32741632/ 99925672
Abaixo, há textos impressos (de autor) com problemas intencionalmente produzidos
para esta oficina, como sugestão de material de apoio, a fim de atender algumas
dificuldades específicas de sala ou de determinados alunos.
1. Reescrita de texto (segmentação de palavras)
Uma menina de 7 anos leu um livro que conta a história de um gato.
Como lição de casa, a professora pediu que ela escrevesse sua opinião sobre esse
livro. Veja o que ela escreveu:
Eu achei maisoumenos porque
sempre a parecia em todas as folhas
de papel uma mesma palavra
chamada gato e já da va para
saber oque a história ia contar
lendo as páginas 1,2,3.
O livro era muito curto e fácil
eo desenho era sempre o mesmo.
Acho que para ficar mais legal a
história devia ser uma grande aventura.
Circule os 7 erros que aparecem no texto. Escreva na folha como a menina deveria
ter escrito esse texto.
2. Reescrita de texto (problemas de ortografia e paragrafação)
A lenda que você vai ler tem origem européia. Mas a pessoa que a escreveu não
dominava bem a Língua Portuguesa e cometeu oito erros. Circule-os no texto.
Em seguida, reescreva o texto corretamente, organizando-o em quatro parágrafos.
• O primeiro parágrafo fala sobre o pedido de clemência de prisioneiro.
O segundo parágrafo comenta o que disse o diretor do presídio.
O terceiro parágrafo mostra a atitude do prisioneiro após ouvir o diretor.
O quarto parágrafo trata da salvação do homem e do milagre que aconteceu na
semana de Páscoa.
Símbolos da Páscoa: ovos e coelhos
Uma lemda européia nos comta que um prisioneiro
comdenado a morte pedia clemência, dizendo-se inocente. O
diretor do presídio retrucou que só acreditaria em sua
inocência se uma das coelias pusesse um ovo. O condenado,
então, rezou à Virgem Maria pedindo que o salvasse da
morte. Na manhã seguite, a coelia havia à virgem Maria
pedindo que o salvasse da morte. Na manhã segite, a coelia
havia botado um ovo e o homem foi savo. O milagre
aconteceu na Semana da Páscoa.
3. Reescrita de texto (letra maiúscula)
Quase todas as letras maiúsculas do texto abaixo “encolheram” e se transformaram
em minúsculas. Descubra as palavras que deveriam começar com letra maiúscula, usando
estas regras: toda palavra que inicia uma frase e todo nome próprio devem ser escritas
com letra maiúscula. Sabendo disso, circule essas palavras no texto e, em seguida, copieo
corretamente.
Carequinha
carequinha é um dos palhaços mais populares do circo brasileiro. nasceu em rio
bonito, rio de janeiro, em 1915. veja como ele conta seu nascimento: “minha
mãe, que era aramista e trapezista, estava andando no arame quando sentiu as
dores do parto. aí desceu e deu à luz ao carequinha, dentro da barra do circo”.
esse era o circo peruano, da família savalla. sobre a vida no circo, recorda: “ a
nossa vida do circo: viajar, viajar muito – isso é muito bom!”. Foi pioneiro na
televisão brasileira, tendo apresentado nela o primeiro programa infantil.
CARVALHO, Raimundo, MOTA, Ivan Luís B. Circo Universal.
Belo Horizonte: Dimensão, 2000, p. 35.
4. Reescrita de texto ( problemas ortográficos)
Leia este texto que selecionamos para você e conheça o pintor que gostava de
brincar com formas coloridas. Mas atenção! O texto não foi revisado. Descubra quais
palavras não estão escritas corretamente. Cada vez que encontrar uma palavra com erros,
circule-a com lápis-de-cor.
As cores de Volpi
“Era uma casa muinto engraçada, não tinha teto, não tinha nada.”
Muita gente conhece essa música, mas se você quer mesmo conhecer
casas engrassadas tem de cohecer o tralho de pintor Alfredo Volpi. Ele
pintou paisagens, bandeirinhas, barcos e muitas casas com janelas e
5.Reescrita de texto ( problemas de pontuação)
No texto abaixo faltam sinais de pontuação. Reescreva-o, empregando corretamente
os sinais de pontuação.
6. Reescrita de texto ( problemas de coesão)
portas diferetes. Nasceu na Itália em 1896 e veio para o Brasil como
imigramte ainda bem pequininho. Começou pitando grades painés em
paredes. Depois passou a retratar as casas do bairro omde morava e
paisagems do litoral de São Paulo. Com o tenpo isso mudou. As pessoas
foram sumimdo, os telhados desaparecedo, passando a destacar as
portas e janelas. Volpi não gostava só de pitar, ele também fazia suas
telas esticando o tecido de linho sobre os pedaços de madeira. Ele ainda
fabricava suas timtas misturando gema de ovo, verniz, óleo e
pigmentos, que conseguia moemdo terra colorida. Quando as telas
ficavam promtas ele construía as molduras.
Texto baseado em informações do site www.recreionline.abril.com.br
Prrriiir!!
Os meninos tinham um campinho de futebol ao lado da
estação de trem tanto treinaram e tanto jogaram que até acabaram
organizando um time direitinho com camisetas chuteiras traves e juiz
mas logo no primeiro dia de jogo o diretor da ferrovia chegou para eles
e disse jogar pode mas sem juiz senhor diretor aí não dá mas por que
sem juiz é que toda vez que ele apita uma falta parte um trem.
CARVALHO, S. Construindo a escrita: gramática e ortografia. São Paulo:
Editora Ática, 2002.
Uma criatura incrível
O jacaré é um animal noturno. O jacaré parece um animal préhistórico,
e a aparência do jacaré é grotesca e a pele do jacaré é
super resistente.
O jacaré possui mandíbulas poderosas capazes de partir uma
árvore ao meio, mas o jacaré é uma presa fácil para o ser humano.
Ele mata o jacaré e vende a pele do jacaré.
ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E REESCRITA
ATIVIDADE 1
1. Nós damos o começo da história e você narra o meio e o fim. Não esqueça de
fazer um título adequado.
__________________________________
Serginho encontrou um sapinho solitário e imediatamente o adotou. Pegou-o com
muito cuidado, colocou o bichinho no bolso e, com o coração aos pulos, foi pedir à
mãe para ficar com ele:
- De jeito nenhum! – disse ela.
Foi aí que Serginho se lembrou de um jeito infalível de convencê-la...
Ele tentou de tudo e tentou insistiu que a mãe de sergio deixou o sérgio
ficou com o sapinho. E eles ficaram brincando de muitas coisas. E o sapinho
comia isetos no café do manhã, e dormia imbaixo da cama de Sergio. E
viveram felizes para sempre.
Paulo – 3º ano
Reescrever o texto acima.
ATIVIDADE 2
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
Que tal escrever com seus colegas uma receita diferente e, depois publicá-la no
mural da escola, junto com as histórias que vocês produziram?
Preparando
Antes de começarem a escrever, leiam a seguir uma receita de bruxa. Prestem
bastante atenção como foi escrito:
Poção da Infelicidade
Ingredientes
1 litro de lágrimas
2 xícaras (de chá) de inveja
3 colheres (de sopa) de mágoa
1 colher (de café) de angústia
Modo de fazer
Ferva as lágrimas
Acrescente a inveja e mexa bem
Sem parar de mexer, acrescente a mágoa e a angústia
e deixe ferver mais cinco minutos.
Desligue e deixe esfriar.
Atenção: Não prove, pois uma colher de sopa equivale a um dia de
infelicidade.
Vamos combater a poção da bruxa?
Então sejam criativos e escrevam uma receita para deixar as pessoas bem felizes!
1. Com seus colegas, escreva no caderno os ingredientes e as quantidades.
2. Expliquem como se faz a poção de vocês, bem detalhadamente.
3. Indiquem se vai ao forno, na panela...
4. Determinem o tempo de preparo.
5. Escolham um nome para a receita da poção.
Revisando
Revisem o texto que vocês escreveram, verificando se:
a) está dividido em duas partes: ingredientes e modo de fazer;
b) contém todos os ingredientes necessários;
c) apresenta detalhadamente como fazer a poção;
d) foi dado um nome adequado à poção.
Publicando
1. Passem o texto a limpo em uma folha avulsa.
2. Ilustrem a receita com desenho ou colagem.
3. Exponham a receita da poção que combate a poção da bruxa no mural da sala.
ATIVIDADE 3
Continuando a história...
Imagine que Iara inconformada com a situação da água do rio em que habitava,
pediu ajuda ao seu amigo Curupira, para descobrir o que estava acontecendo. Então
Curupira resolveu seguir o leito do rio em direção a cidade e encontrou com você e seus
amigos, juntos resolveram ajudá-lo.
Use da fantasia e não esqueça de contar:
Qual foi o problema encontrado por vocês?
O que vocês fizeram para resolver a situação?
Como Iara agradeceu?
A Iara pede ajuda para o Curupira e ele aseita ajuda-la ele vai marjeando
o rio daí ele vê eu e minha turma ele pede para ajudar ele e nós aceitamos e
continuamos seguir em frente logo adiante um homem jogando veneno no rio.
E daí pensamos no poblema e depois de horas minha amiga da a idéia de
nós ir na secretaria do Meio Anbiente. No dia seguinte fomos chegando lá
pedimos para falar com oreponsavel entramos na sala e pedimos a ele que
proibirem os venenos e ele deichou. No outro dia fomos contar a Iara ele
agardeseu. Fomos lá no dia seguinte ela deu um espelho de ouro para cada um
de nós.
Reescrever o texto acima.
ATIVIDADE 4
RELATÓRIO
Escreva um texto caprichado relatando como foi o passeio que fizemos pelos pontos
turísticos de Curitiba?
Preparando
1. Quem foi: a(s) turma(s), professor(es) e outros.
2. Em que dia foram, a hora que saíram e voltaram do passeio.
3. Qual o meio de transporte foi usado.
4. No seu caderno, anote os lugares visitados e o que viu lá: Bosque do Alemão
(mirante, Casa da Bruxa, trilha de João e Maria), Parque Tanguá, Ópera de Arame,
Bosque do Papa e Museu Niemeyer.
5. De que mais gostou e por quê.
6. Alguma coisa interessante que ocorreu durante o passeio.
Revisando
1. Leia o texto, observando se:
a. não esqueceu da data, hora e quem foi ao passeio;
b. não esqueceu de mencionar alguma atividade ou local visitado;
c. mencionou de mais gostou e se ocorreu algo interessante durante o
passeio;
d. as palavras estão grafadas corretamente;
e. a pontuação foi utilizada adequadamente.
2. Troque a sua produção com um colega, para que um revise o texto do outro.
3. Leia com atenção o texto do colega e sugira alterações, se forem necessárias.
4. Releia seu texto, considerando os comentários do colega.
5. Se for preciso, faça as alterações sugeridas.
Publicando
1. Depois de revisado e, se necessário, reescrito, passe o seu texto a limpo em uma
folha avulsa.
2. Procure uma foto ou desenhe um dos lugares visitados.
3. Não se esqueça de colocar seu nome.
4. Organize com seus colegas uma exposição dos textos produzidos.
Reescrita do relatório
Eu achei o paseio muito legal mesmo, principalmente o Bosque Alemão e o
bosque do papa, foi o melhor paseio da minha vida! Eu só sei que se você a
qualquer outro lugar, eu não iria, a mehor parte foi a história da bruxa e o
parquinho, se eu não fosse no passeio eu não sei o que eu faseria, só sei que
quoisa boua é que não seria, conhecio o Bosque Alemão, eu nunca nem ouvi
fala do Bosque Alemão, ele é o melhor parque do mundo a eu não posso
esquecer, passar na frente do Museu foi bem legal, demais.
ATIVIDADE 5
Anúncio Classificado
No dia de seu aniversário, você ganhou aquele bichinho de estimação que tanto queria.
Após alguns dias, você acorda, escova os dentes, troca de roupa e vai alimentá-lo. Você o
chama, mas ele não vem. Então, percebe que ele desapareceu...
Preparando
1. Pense para quem você vai escrever (amiguinhos, adultos, vizinhos...)
2. Escreva em letras bem grandes PROCURA-SE.
3. Use uma folha avulsa para escrever o classificado.
4. Descreva as características físicas do animal: raça, tamanho, cor, jeito de ser (bravo,
tranquilo, mansinho ...)
5. Mencione o nome do seu bichinho.
6. Onde foi visto pela última vez.
7. Se houver uma pista, ou para entregar o bichinho, coloque o contato (seu nome,
endereço, telefone, e-mail).
Revisando
Com seu colega, leia o texto, observando se:
a. apresenta as principais informações sobre o bichinho;
b. informou seu contato;
c. está escrito com clareza;
d. utilizou adequadamente a pontuação;
e. as palavras estão grafadas corretamente.
Publicando
1. Passe a limpo numa folha resistente (cartolina, papel-cartaz etc.).
2. Se tiver uma fotografia, cole-a na folha.
3. Depois combine com os colegas onde irão colocar os classificados.
Reescrita de texto
PROCURA-SE !!!
Um cachorro da raça SHIUAUA de 39 centímetros. O cachorro é beje claro com
manchas marrons e olhos pretos. O cachorro é manso e medroso, late muito, mas atende
pelo nome de BILÃ. Meu cachorro se perdeu no dia 30 de junho de 2009, na minha rua que
é Érico José de Mio, bairro Campina do Siqueira.
Se achalo, comunicar-se com Ana Paula
Telefone: 8847-8317
3374-1265
e-mail: anapaula@hotmail.com
Reconpensa-se bem!!
ATIVIDADE 6
Informativo científico
Beija-flor
A comida do beija-flor é néctar das flores.
Ele é muito pequenino.
O único pássaro que desafia a lei da gravidade, andar para trás.
O beija-flor gosta de ar puro.
E ele é muito, mas muito corajoso, pois ataca os seus inimigos onde vaza os
seus olhos.
Beija-flor é o único que consegue alimentar-se no ar.
Vive a maior parte do tempo parado no ar e nunca cansa.
Nair - 4º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário