sábado, 25 de agosto de 2012

PROFISSÕES DO FUTURO


Conheça as profissões do futuro
Ref. NE-01857

 FERNANDO MANTOVANI

por: Thaís Pacheco


Entre no YouTube e procure o vídeo “Did you know 3.0” (tem versão legendada em português). Ele foi feito por uma galera que pesquisa a área de tecnologia na educação. Os mais descrentes do poder do futuro e da era da informação podem achar uma grande bobagem. Aqueles mais desatualizados podem tomar um susto. Mas, provavelmente, quem entender todas aquelas informações como algo que faz sentido, pode estar a um passo de ser um profissional de sucesso. Como diz o próprio vídeo, “estamos usando tecnologias que ainda não foram inventadas pra criar soluções de problemas que ainda nem existem”. Aliás, é lá mesmo que eles avisam que os 10 empregos que estarão mais em alta em 2010 nem existiam em 2004.

Sim, estamos falando de profissões do futuro, aquelas extremamente necessárias, que precisam de pioneirismo e de profissionais aptos a exercê-las. Hoje, no Brasil, a área de tecnologia da informação, por exemplo, é uma das que mais sofre com uma enorme quantidade de vagas abertas, sem que existam profissionais qualificados o suficiente para preenchê-las. É a personificação daquela frase clichê “mercado promissor e em alta expansão”. Nesta área, de TI, são oferecidas cerca de 110 mil vagas todos os anos. .

Outras áreas também andam em franca expansão. E, na hora de escolher uma carreira, tem função para todos os gostos e habilidades: TI, nanotecnologia, biotecnologia, sustentabilidade, agronegócio e mídias digitais. E, para qualquer área que seja, quem pensa em apostar num campo que permita muitas possibilidades, a boa e velha engenharia continua em alta. .

Mas não só da escolha da profissão vive um profissional. Independentemente do campo de atuação, o sucesso da carreira está intimamente ligado ao modo como você enxerga o mercado, a empresa e as relações humanas. Quem explica isso para o Ragga Drops é Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half, que é a maior empresa de recrutamento especializado do mundo. Presta atenção, porque conselhos assim são valiosos e não costumam sair de graça:

Você acredita que hoje estamos preparando profissionais pra resolver problemas que nem existem?

Apesar de existir uma série de demandas, o contratante sempre vai buscar o “super-homem” e vai exigir, muitas vezes, até mais do que o necessário para o profissional executar a função pra qual está sendo contratado. A grande questão é que, no fundo, o que diferencia um jovem talento do outro não é conhecimento técnico - uma vez que são todos muito nivelados, por raras exceções -. Não é a capacidade de gerir pessoas, nem a dificuldade em conter a ansiedade, o que é natural em todo jovem.

E qual é essa questão?

Existe um diferencial válido sobre o ponto de vista do aprendizado que é o idioma. Mas, principalmente, o que diferencia o profissional desde o início da carreira dele é a questão comportamental. É a forma como ele aprende a se comprometer com a empresa, a ser pró-ativo ao executar uma função, entregar mais do que pedem, saber trabalhar em grupo, pensar no todo antes do individual. Acho que isso acaba sendo o diferencial de um profissional desde o início de carreira. Isto é o que acaba criando oportunidades pra este profissional ao longo da carreira.

Então você não diria que existem profissões do futuro e sim profissionais?

Bons profissionais sempre terão boas oportunidades no mercado. É lógico que não adianta ser especialista em manutenção de máquina de escrever, porque terá um problema... Mas guardadas essas exceções absurdas, digo que o mercado demanda profissionais de todas as áreas profissionais com este perfil comportamental e, obviamente, com um mínimo de conhecimento técnico. Existem setores que a gente percebe um cenário positivo nos próximos anos? Existe.

Quais são eles?

Aqueles relacionados à biotecnologia; pesquisas da indústria farmacêutica; agropecuária, principalmente relacionados ao etanol e biocombustível, e a indústria de gás, que, com o pré-sal, tem muito por crescer dentro do país. Todo o setor de tecnologia é um segmento em constante crescimento. Acho que é algo que ainda acontecerá ao longo dos próximos anos, porque não é uma coisa que resolve em dois ou três anos. São projetos de dez, vinte anos, até que isso tudo se adeque. Talvez esses setores se destaquem. Mas de uma maneira geral, o bom profissional, com um bom perfil comportamental, vai encontrar oportunidade em qualquer segmento que escolher.

Mas esses setores são promessas para o futuro ou para já?

Um profissional que vai entrar na faculdade hoje vai encontrar um cenário ainda positivo nessas áreas, mas são áreas que começam a sinalizar hoje como uma possibilidade interessante. Daqui por diante terão crescimento pra absorver mão de obra recém formada.

Ouve-se muito falar em engenharia também. Tem processo de trainee pra vaga de vendedor e quem leva é o engenheiro. O que engenharia tem que as outras profissões não têm? Escolher esse curso oferece mais possibilidades?

É um perigo me fazer essa pergunta porque sou engenheiro (Rs). O que as empresas identificam no engenheiro é que o que a faculdade ensina, além do conhecimento técnico, é a forma de pensar. A formação do engenheiro e a forma como ele é ensinado a pensar, acaba criando uma capacidade de ser multifuncional. Não diria que outras profissões não têm a mesma capacidade, mas talvez, o mercado veja isso de uma forma mais expressiva na carreira de engenharia. O engenheiro hoje é mais eclético e mais visto por ser o profissional mais processual e, como todas as empresas têm processos, ele acaba se diferenciando. Assim como o administrador é um profissional processual. Mas o engenheiro tem a vantagem de ter o conhecimento técnico pra também poder trabalhar no chão de fábrica e pra construir.

É formado em engenharia de quê?

Metalúrgica.

E qual é sua função na Robert Half?

Diretor de operações do escritório. Não tem muito a ver, né?

Mas você fez um MBA?

Sim. Em business management. Mas a grande falha da faculdade de engenharia é que é um curso muito exato e pouco voltado pra gestão de pessoas. A maior dificuldade que um engenheiro encontra quando sai da faculdade é entender que 1 1 é 2, mas, quando você envolve pessoas, isso precisa ser tratado de uma maneira mais delicada. Mais humana e menos exata. Talvez esse seja a maior falha da faculdade de engenharia. Apesar de ser eclético, ela não o prepara pra se relacionar com pessoas no ambiente de trabalho. O que é uma vantagem em outras faculdades.

Escolha seu curso

Confira alguns cursos que você pode escolher na faculdade pra entrar nas áreas que prometem:

Tecnologia da informação (TI)

Engenharia da computação
Ciência da computação
Tecnologia em Informática
Ciências matemáticas e de computação
Sistemas de informação
Engenharia elétrica com ênfase em computação
Informática
Engenharia elétrica com habilitação em telecomunicações

Nanotecnologia

Enfermagem
Farmácia
Química
Física
Engenharia de materiais
Bioquímica
Biologia

Nanotecnologia

Enfermagem
Farmácia
Química
Física
Engenharia de materiais
Bioquímica
Biologia

Biotecnologia

Biotecnologia
Tecnologia em biotecnologia
Biologia
Tecnologia em bioprocessos

Sustentabilidade

Engenharia agrícola
Engenharia ambiental
Engenharia agrônoma
Geografia
Ecologia

Agronegócio

Gestão em agronegócio
Agronomia
Tecnologia em logística para o agronegócio

Mídias digitais

Belas artes
Design
Tecnologia e mídias digitais
Comunicação social

Nenhum comentário:

Postar um comentário