quinta-feira, 20 de setembro de 2012

É EUGENIO MUSSAK

Por que é importante se conhecer

Prof. Eugenio Mussak
É educador, escritor e consultor. Formado em Medicina na UFPR com especialização em Fisiologia Humana, é professor da FIA-USP e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas.
Em Delfos, Apolo matou a serpente Píton e a jogou em uma fenda profunda na rocha. Seu corpo, em decomposição, passou a exalar um gás que, se inalado por uma mulher de conduta irretocável, daria a ela o dom de prever o futuro. Com base nessa crença, os gregos construíram um templo dedicado ao deus Apolo, que acabou por se transformar no centro da religiosidade grega por vários séculos. As sacerdotisas – chamadas de pitonisas, em alusão à serpente – profetizavam o futuro de quem estivesse disposto a pagar os honorários do templo. Militares, políticos e homens de negócios estavam entre seus principais consulentes, mais muitos jovens em dúvida sobre suas carreiras também procuravam os conselhos das videntes.Como acontece com suas congêneres atuais, elas acertavam no atacado. Afinal, previsões do tipo "Você está iniciando uma jornada cheia de perigos, mas, se for persistente e estiver seguindo sua vocação, terá muito êxito" sempre acertam, não é mesmo? Entretanto, deixando a mitologia e a superstição de lado, havia um detalhe no oráculo de Delfos que é digno de respeito. Uma inscrição gravada na parede dizia: "Conhece-te a ti mesmo".

Esse era, na verdade, o grande conselho que o oráculo dava a quem desejava conhecer seu porvir. Recomendação bem moderna, essa dos antigos gregos. Realmente, se quiser saber quem você será no futuro, comece por fazer uma boa análise de quem você é no presente. Há uma profunda e irrevogável conexão entre esses dois tempos da história de nossa vida.

Saber o que se quer, ter consciência de suas forças e de seu pontos fracos, elaborar sua própria tabela de valores, conhecer seus limites e alcances são alguns dos tópicos que, quando conhecidos, facilitam nossas escolhas. Mesmo que para isso você precise de ajuda especializada, não perca a oportunidade de consolidar seu autoconhecimento. Interessado em conhecer seu futuro? Então comece pelo possível, lançando um olhar criterioso sobre o seu presente.



Eugenio Mussak, é educador e escritor. Conheça mais de suas ideias em :
www.eugeniomussak.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário